A Importância do conhecimento das leis para o cidadão comum
Por: João Pedro Novaes e Igor Vicente Santos
Este texto foi
feito para informar a todos a importância de conhecer sobre seus direitos e
deveres como cidadão. Para melhor discorrer sobre essa temática, tem-se como
base o art. 3º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, ao qual
afirma que ninguém deve alegar desconhecer a lei em face ao seu não
cumprimento. Estando previsto na mesma, que nenhum indivíduo poderá afirmar o
desconhecimento de tal dever, tal direito, tal situação ilegal, é de suma
importância ter ciência da existência e funcionamento das leis que regem o
nosso país, saber oque deve ou não ser feito. É sabido por todos que não
devemos matar e roubar, mas existem também outros crimes e deveres, que são
desconhecidos por grande parte da população. Sem a devida instrução, o indivíduo
encontra-se sujeito a prática de crimes que nunca antes mesmo os foram vistos.
Para evitar essa lacuna no conhecimento de cada um, foi proposto pelo nosso grupo a criação de uma matéria escolar relacionada ao Direito, onde alunos do ensino médio irão ter acesso a todas as informações mais importantes sobre os seus direitos e deveres como cidadão na nossa sociedade, para que saiam da escola com todo o conhecimento necessário sobre o assunto, pois no dia a dia as situações irão acontecer e eles já estarão preparados para resolvê-las e evitarem outros inconvenientes. Nosso intuito é então fazer chegar toda à informação possível a estes, desta forma prevenindo-os de qualquer eventualidade e deixando ainda mais claro todos os deveres e direitos desde a adolescência. Iremos citar alguns exemplos de acontecimentos corriqueiros que passam desapercebidos para que possam entender de forma mais simplificada a necessidade desses conhecimentos.
Sabe aquela taxa
de desperdício que costuma aparecer em rodízios, buffets? Então, é abusiva.
A
responsabilidade pelo controle do que é consumido em um restaurante é do
fornecedor e transferir o risco do negócio para o consumidor, forçando a pagar
pelo “prejuízo”, é uma vantagem manifestamente excessiva, segundo o artigo 39,
V do Código de Defesa do Consumidor.
Se o
estabelecimento argumentar que a taxa foi previamente cobrada no cardápio ou na
entrada, ela ainda assim é considerada nula e abusiva, de acordo com o artigo
51, IV do CDC.
Outra importante,
mas de âmbito penal, artigo 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o
preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o
atendimento médico-hospitalar emergencial: Pena - detenção, de 3 (três) meses a
1 (um) ano, e multa.
Exigências de
pagamento caução por parte dos hospitais para um atendimento emergencial, ou
atendem o paciente que necessita de atendimento de urgência ou encaminham com
urgência para o socorro de autoridade pública, a omissão de atendimento é
crime.
Também é de suma
importância conhecer o Estatuto do Idoso. Para as pessoas com idade igual ou
superior a 60 anos, ele garante vários direitos, entre eles, a prioridade no
recebimento da restituição do Imposto de Renda. Além disso, para os que possuem
mais de 80 anos, a lei garante uma prioridade especial. Esses são alguns
exemplos de crimes e práticas abusivas que acontecem no cotidiano, citadas para
que vejam a importância de saber os seus direitos e deveres para o resto da
vida, por isso essa necessidade de implantar nas escolas a disciplina de
Direito com o intuito de fornecer uma base do uso dos mais importantes direitos
e deveres e proporcionar ao máximo uma plena cidadania.
Comentários
Postar um comentário