Impactos da boa formação jurídica da população no judiciário brasileiro
Por: Caroline Santana e Maria José Bonfim
É de fundamental importância um bom
estudo para uma boa formação. Mas este texto refere-se a boa formação jurídica
que poderia evitar e assim diminuir a crise de gestão do poder judiciário, que
acaba causando alguns problemas, como excesso de processos, falta de acesso à
justiça dentre outros.
Este texto analisa não somente a formação jurídica dos
alunos, mas também o impacto social no poder judiciário, refletindo a
importância do papel do direito na educação.
As escolas
do ensino médio devem preocupar-se não apenas em matérias básicas, pois essa é
uma fase muito importante na vida de um estudante, em que muitos acabam
decidindo a sua profissão nessa etapa da vida, e alguns preferem não prosseguir
com estudos depois do ensino médio, e sim trabalhar ou empreender. Sendo assim,
o ensino médio tem que ser bem aproveitado com conteúdos relevantes a questões
sociais para uma boa noção de seus direitos no mundo, promovendo melhorias
junto à coletividade e contribuindo ao desenvolvimento em diversos setores,
incluindo a área jurídica.
Além disso, é muito real que a sociedade brasileira, com
tantos problemas para serem resolvidos, com diversas injustiças para serem
enfrentadas, com desigualdade e discriminação; não é admissível que alunos se
formem no ensino médio sem nenhum conhecimento do direito. É de essencial
importância uma grade curricular com uma disciplina de constituição para ser
ensinada dentro de quatro paredes, com a participação dos docentes e discentes
em conflitos reais.
Comentários
Postar um comentário