Impactos da boa formação jurídica da população no judiciário brasileiro

Por: Caroline Santana e Maria José Bonfim

É de fundamental importância um bom estudo para uma boa formação. Mas este texto refere-se a boa formação jurídica que poderia evitar e assim diminuir a crise de gestão do poder judiciário, que acaba causando alguns problemas, como excesso de processos, falta de acesso à justiça dentre outros.

 

Este texto analisa não somente a formação jurídica dos alunos, mas também o impacto social no poder judiciário, refletindo a importância do papel do direito na educação. As escolas do ensino médio devem preocupar-se não apenas em matérias básicas, pois essa é uma fase muito importante na vida de um estudante, em que muitos acabam decidindo a sua profissão nessa etapa da vida, e alguns preferem não prosseguir com estudos depois do ensino médio, e sim trabalhar ou empreender. Sendo assim, o ensino médio tem que ser bem aproveitado com conteúdos relevantes a questões sociais para uma boa noção de seus direitos no mundo, promovendo melhorias junto à coletividade e contribuindo ao desenvolvimento em diversos setores, incluindo a área jurídica.

 

Além disso, é muito real que a sociedade brasileira, com tantos problemas para serem resolvidos, com diversas injustiças para serem enfrentadas, com desigualdade e discriminação; não é admissível que alunos se formem no ensino médio sem nenhum conhecimento do direito. É de essencial importância uma grade curricular com uma disciplina de constituição para ser ensinada dentro de quatro paredes, com a participação dos docentes e discentes em conflitos reais.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância do conhecimento das leis para o cidadão comum

Direito à Educação

O acesso das pessoas à constituição